VI SERS - Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação e I SIERS - Simpósio Internacional de Representações Sociais, Educação e Subjetividade

SOBRE



O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação e Representações Sociais, o Geppe-rs, certificado pelo CNPq, em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Juventude e Representações Sociais e Educação (ICD/UFPA); o Núcleo de estudos sobre afetos e Representações Sociais (NEARS); o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Sustentável (CPEDR); com o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais (CIERS/Cátedra Unesco/FCC) e com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades Sustentáveis (GIPRES). O referido Simpósio integra o calendário do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Nas primeiras edições, realizadas sempre bienalmente, o evento se caracterizou como simpósio estadual, o SERS - Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação, realizado nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013, 2014) e já contava com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, onde, nas oportunidades, se construíram e constituíram espaços amplos e férteis para discutir a teoria e a sua fecundidade, associada ao potencial que a referida teoria tem de aproximar a realidade cotidiana dos grupos sociais com a academia e, assim, permitir aos pesquisadores a apreensão de saberes sobre as dinâmicas sociais e o pensamento social que organizam e orientam as condutas do sujeito dentro dos seus grupos de pertença. Os Simpósios vêm ajudando a comunidade científica a ampliar estes espaços de estudos e aprofundamento da teoria com pesquisadores do estado da Bahia, do Brasil e de outras nações. Já estiveram debatendo conosco pesquisadores renomados, a exemplo de Clarilza Prado (FCC/PUC-SP), Pedrinho Guareschi (UFRS), Margot Campos Madeira (UERJ), Paulo Machado (UNEB), Risa Permanadeli (Indonésia/Centro de estudos internacionais), Maria Aparecida Banchs (México), dentre outros. 
Após a sua V edição, o crescimento e o alcance do evento já não suportava a denominação inicial, por isso em 2016 emerge também o I SIERS - Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade onde, na oportunidade, estaremos recebendo a mais renomada estudiosa da teoria, reconhecida e respeitada internacionalmente, a francesa Denise Jodelet, além de outros ícones teóricos nacionais e internacionais que contribuirão com o fortalecimento e desenvolvimento da pesquisa em Representações Sociais.

OBJETIVOS:


- Socializar estudos e pesquisas fundamentadas na teoria das Representações Sociais, possibilitando discussões teóricas e metodológicas sobre questões relacionadas à Educação, a pesquisa e às diversas áreas do conhecimento;
- Divulgar e articular o desenvolvimento da pesquisa no Estado da Bahia a partir de reflexões e debates voltados a Teoria das Representações Sociais;
- Discutir a teoria das representações sociais com sujeitos/autores de diferentes nações, à luz dos fundamentos basilares e emergentes que permeiam a teoria.


A programação do evento aposta na socialização de pesquisas, produção do conhecimento e trocas teóricas por se constituir em um estilo de investigação pautado no sujeito, que enlaçado com o social, é subjetivado na invenção de paradigmas que estão por advir.

7 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma contribuição construtiva, sugiro que as respostas sejam respondidas em tempo hábil! Pois é um evento importante com visibilidade nacional, e há muitas dúvidas sem respostas ou com respostas sendo respondidas dias depois. Além disso, a comissão também tem demorado em responder no portal de inscrição, uma vez que, precisamos dessas respostas para otimizarmos o pagamento e submissão dos artigos.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Vanessa, Obrigada por sua contribuição. Otimizaremos os processos. Att

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Fiz minha inscrição para o simpósio e nenhum boleto foi gerado, sendo que a data limite para pagamento
    do boleto é até hoje. Como faço para submissão de trabalho se o boleto não foi gerado
    Grata!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Fiz minha inscrição para o simpósio e nenhum boleto foi gerado, sendo que a data limite para pagamento
    do boleto é até hoje. Como faço para submissão de trabalho se o boleto não foi gerado
    Grata!
    Att
    Elaine Da S. Alves

    ResponderExcluir
  5. Prezada Elaine,
    Envie sua solicitação para simposioers@gmail.com. Por favor, cite as datas de inscrição. Não se preocupe que iremos resolver.

    Att.,

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Fiz minha inscrição para o simpósio, o boleto foi pago em 25/08/16 e até o momento consta como não pago.
    Grata!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,
    Você poderia reencaminha seu comprovante para simposioers@gmail.com?
    Grata.

    ResponderExcluir